quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

INTERNACIONAL: Ex-comandante do navio Costa-Concórdia é condenado a 16 anos de prisão


O ex-comandante do navio de cruzeiro italiano Costa Concordia, Francesco Schettino, foi condenado hoje (11) a 16 anos de prisão no julgamento em que foi acusado de homicídio múltiplo e abandono de navio. A embarcação naufragou em janeiro de 2012, depois de se chocar com um rochedo na costa da Ilha de Giglio, ao largo da Toscânia, causando a morte de 32 pessoas.

Schettino, de 54 anos, foi condenado após 19 meses de julgamento e três anos depois do naufrágio. A condenação é passível de recurso. Não ficou imediatamente claro de que crimes foi considerado culpado o comandante, para quem o Ministério Público pedirá pena total de 26 anos e três meses.

Durante o julgamento, Schettino foi acusado de condução negligente do navio de cruzeiro em direção a rochedos, com 4 mil pessoas a bordo; de atrasar uma ordem de abandono da embarcação e de ter abandonado o navio, de forma covarde e pouco profissional.


Em sua defesa, o ex-comandante disse que a culpa da colisão foi da tripulação, que o atraso na evacuação do navio pode ter salvado vidas e frisou que caiu do barco quando o navio estava virando, e não o abandonou. Schettino argumentou ainda que estava sendo o bode expiatório do acidente e se disse vítima de uma caça às bruxas liderada pela imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário